Missão

MISSÃO DA ESCOLA – 2006 - 2016

A importância da Educação em todos os aspectos da vida do indivíduo está mais que comprovada – são os valores que contam nessa infinita jornada do ensinar/aprender.
            E toda a Escola tem que estar unida em torno de seu Projeto Educativo. O mais importante é a apropriação por todos os integrantes da comunidade escolar da intencionalidade que anima o projeto. É o compartilhar de todos da ideia-síntese que o unifica: A Missão.
            Assim, todas as pessoas que se envolvem diretamente no trabalho da E.E.Cultura e Liberdade – Pompéia sabem, e sobretudo, deverão vivenciar, que sua atividade, o exercício de sua função está ocorrendo intimamente vinculado, legitimado e justificado por essa intencionalidade, ou seja, a atividade de cada um ganha significado em função desse sentido unificador que lhe cabe implementar.
            Está é, pois, a Missão da Escola:

Educação Estruturada em Quatro Pilares:

- Aprender a Conhecer: cultura geral, com espírito investigativo e visão crítica (aprender a aprender ao longo de toda a vida).

- Aprender a Fazer: habilidades necessárias para enfrentar novas situações (saber resolver problemas e adquirir qualificação profissional)

- Aprender a Viver: aprender a viver juntos, de modo a permitir a realização de projetos comuns ou a gestão inteligente de conflitos inevitáveis (busca da compreensão mútua e da paz)

- Aprender a Ser: agir com autonomia e ética, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais.

PROPOSTA EDUCACIONAL – 1998

“ Valorização do Saber por meio de um trabalho coletivo, desenvolvendo as habilidades básicas de leitura, interpretação, raciocínio e de qualidades pessoais (sociabilidade, iniciativa e espírito de cooperação) para a formação do cidadão autônomo, solidário e crítico. ”

PROPOSTA EDUCACIONAL – 1997

“Melhoria da qualidade de vida, através da valorização do saber, desenvolvendo as habilidades necessárias à vida moderna: raciocínio, criatividade, visão integrada  e espírito de cooperação, por meio de um trabalho coletivo na unidade escolar.”

PROPOSTA EDUCACIONAL – 1996


“Melhoria da qualidade de ensino e de vida, através da valorização do saber, desenvolvendo as habilidades necessárias à vida moderna: raciocínio, criatividade, sociabilidade e espírito de iniciativa por meio de um trabalho coletivo (contribuição de todos no todo e de todos no de cada um) para o exercício da cidadania.” 

PROPOSTA EDUCACIONAL – 1995

“ Ação construtiva, numa postura de co-responsabilidade familiar, para Melhoria da Qualidade de Ensino e de Vida, desenvolvendo as Competências Requeridas de acordo com as exigências do mundo moderno: Raciocínio, Criatividade, Sociabilidade e Espírito de Iniciativa – numa perspectiva solidária e crítica, para o exercício da cidadania.”

PROPOSTA EDUCACIONAL – 1994

“ Inserção participativa do aluno no mundo do trabalho, das relações sociais e simbólicas, trabalhando valores éticos e humanizadores nos planos individual e coletivo, para a construção da cidadania e consequente construção/transformação da nação.” 

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