MISSÃO DA ESCOLA – 2006 - 2016
A importância da Educação em todos os aspectos da
vida do indivíduo está mais que comprovada – são os valores que contam nessa
infinita jornada do ensinar/aprender.
E toda a Escola tem que estar unida
em torno de seu Projeto Educativo. O mais importante é a apropriação por todos
os integrantes da comunidade escolar da intencionalidade que anima o projeto. É
o compartilhar de todos da ideia-síntese que o unifica: A Missão.
Assim, todas as pessoas que se
envolvem diretamente no trabalho da E.E.Cultura e Liberdade – Pompéia sabem, e
sobretudo, deverão vivenciar, que sua atividade, o exercício de sua função está
ocorrendo intimamente vinculado, legitimado e justificado por essa
intencionalidade, ou seja, a atividade de cada um ganha significado em função
desse sentido unificador que lhe cabe implementar.
Está é, pois, a Missão da Escola:
Educação
Estruturada em Quatro Pilares:
- Aprender
a Conhecer: cultura geral, com espírito investigativo e visão crítica
(aprender a aprender ao longo de toda a vida).
- Aprender
a Fazer: habilidades necessárias para enfrentar novas situações (saber
resolver problemas e adquirir qualificação profissional)
- Aprender
a Viver: aprender a viver juntos, de modo a permitir a realização de
projetos comuns ou a gestão inteligente de conflitos inevitáveis (busca da
compreensão mútua e da paz)
- Aprender
a Ser: agir
com autonomia e ética, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades
pessoais.
PROPOSTA EDUCACIONAL – 1998
“ Valorização do Saber por meio de um trabalho
coletivo, desenvolvendo as habilidades básicas de leitura, interpretação,
raciocínio e de qualidades pessoais (sociabilidade, iniciativa e espírito de
cooperação) para a formação do cidadão autônomo, solidário e crítico. ”
PROPOSTA EDUCACIONAL – 1997
“Melhoria
da qualidade de vida, através da valorização do saber, desenvolvendo as
habilidades necessárias à vida moderna: raciocínio, criatividade, visão
integrada e espírito de cooperação, por
meio de um trabalho coletivo na unidade escolar.”
PROPOSTA EDUCACIONAL – 1996
“Melhoria
da qualidade de ensino e de vida, através da valorização do saber,
desenvolvendo as habilidades necessárias à vida moderna: raciocínio,
criatividade, sociabilidade e espírito de iniciativa por meio de um trabalho
coletivo (contribuição de todos no todo e de todos no de cada um) para o
exercício da cidadania.”
PROPOSTA EDUCACIONAL – 1995
“
Ação construtiva, numa postura de co-responsabilidade familiar, para Melhoria
da Qualidade de Ensino e de Vida, desenvolvendo as Competências Requeridas de
acordo com as exigências do mundo moderno: Raciocínio, Criatividade,
Sociabilidade e Espírito de Iniciativa – numa perspectiva solidária e crítica,
para o exercício da cidadania.”
PROPOSTA EDUCACIONAL – 1994
“ Inserção
participativa do aluno no mundo do trabalho, das relações sociais e simbólicas,
trabalhando valores éticos e humanizadores nos planos individual e coletivo,
para a construção da cidadania e consequente construção/transformação da nação.”
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